Ads Top

Ingredientes
750 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
3 dl de leite, 1 ovo, 2 gemas
100 g de açúcar
75 g de manteiga
1 c. (de sopa) de Vinho do Porto
raspa de 1 laranja
1 c. (de sopa) de passas
1 c. (de sopa) de pinhões
100 g de nozes
100 g de amêndoa laminada
100 g de fruta cristalizada

Decoração
Ovo batido
frutos secos
fruta cristalizada
açúcar em pó
geleia q.b.

Modo de Preparação
Misture 250 g de farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Noutro recipiente, amasse a restante farinha com o açúcar e a manteiga. Junte à massa anterior já levedada. Verta o Vinho do Porto e amasse. Envolva as passas na massa, assim como as nozes, as amêndoas, os pinhões e a fruta cristalizada. Amasse mais um pouco.
Polvilhe a massa com farinha, tape-a com um pano e deixe-a levedar por 20 minutos. Com as mãos, dê a forma pretendida à massa. Coloque o bolo no tabuleiro e, com um copo enfarinhado, faça um buraco no centro. Ligue o forno a 190ºC.
Pincele o bolo com ovo batido, decore-o com frutos secos, com fruta cristalizada e montinhos de açúcar em pó. Deixe descansar por 10 minutos. Leve-o, de seguida, ao forno e coza-o entre 25 a 30 minutos. Pincele-o com geleia e sirva.

Notas:
  • Ficou no forno 35 minutos. Os primeiros 15 minutos só com calor por baixo e os restantes minutos com calor por cima e por baixo.
  • A autora só coloca o açúcar em pó, depois de pincelar com a geleia.
Receita publicada por O Cantinho da Marta

Sem comentários:

Obrigada pela sua visita e pelo comentário.

Com tecnologia do Blogger.