Pudim de Leite Condensado

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum
3 ovos
1 Chávena de açúcar refinado (para a calda)

Modo de Preparação
Vamos começar pela calda: derreta o açúcar no fogo médio numa forma própria para pudim. Assim que caramelizar, retire do lume para que não queime e deixe arrefecer. Enquanto arrefece, bata os ovos, o leite condensado e o leite.
Assegure-se que a calda está fria, para que ela não se misture com o pudim e despeje a mistura na forma. Para quem tem forma com tampa, tape a forma e feche correctamente. Para quem não tem, cubra a forma com papel alumínio.
Cozinhe o pudim em banho-maria por cerca de 40 minutos. Retire do lume, espere até arrefecer um pouco e desenforme e leve de seguida ao frigorifico.

Algumas dicas:
Deixar a calda arrefecer antes de despejar o conteúdo do pudim é muito importante. Sem isso, a calda irá se misturar e o pudim ficará escuro e muito doce. Não se preocupe que ela endureça, o banho-maria fará ela amolecer novamente.
Desenformar um pudim é um verdadeiro trabalho de mestre para alguns. A autora prefere passar uma faca (com bastante cuidado) nos lados da forma e no meio, deixando que o pudim se solte bem. Coloque um prato sobre a forma e vire o pudim.
Como a autora gosta do pudim sem furinhos, cozinha ele desta maneira que está na receita. Mas há quem diga que se deixar ele cozinhar por mais tempo (cerca de 1 hora) ele fica cheio de furinhos.

Receita retirada de Nossa Cozinha

Sem comentários:

Obrigada pela sua visita e pelo comentário.

Com tecnologia do Blogger.