Pão de Baunilha recheado com Chocolate

Ingredientes
500 ml de leite morno (se estiver quente vai “matar” o fermento)
1 vagem de baunilha, raspe as sementes do interior
50 g de fermento natural (duas embalagens)
½ colher de chá de sal
200g de açúcar 250 g de quark 10%
100g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
1kg 500/700 de farinha sem fermento (tipo 65)

Recheio
200 a 250g de chocolate, picado
50g de açucar
1 boa pitada de sal (usei flor de sal)
40g de manteiga sem sal, a temperatura ambiente

Modo de preparação
Aqueça o leite e coloque a vagem de baunilha e sementes, deixe criar infusão por mínimo 10 minutos. Retire a vagem. Dissolva o fermento no líquido, Deixe repousar por 10 minutos ou ate começar a espumar (sinal que o fermento está a funcionar).
Deite a mistura de leite numa tigela da batedeira, junte o açúcar, sal e quark.
Adicione a farinha alternada com a manteiga. Batendo bem entre cada adição para incorporar a manteiga. Junte farinha suficiente para a massa ficar macia e húmida mas não cole aos lados da tigela (atenção para deixar a farinha incorporar-se na massa, se adicionar farinha a mais vai tornar o pão duro e seco! É preciso ter paciência). Tape a massa com um pano de cozinha húmido e deixe levedar por 1 hora ou até duplicar em tamanho. Enquanto isso faça o recheio. Pique o chocolate e coloque-o num processador de alimentos (robot/bimby) bata até obter pedaços maiores e o restante esteja em pó. Junte o açúcar e sal e volte a bater para incorporar. Adicione a manteiga e bata até obter uma pasta. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Vire a massa do pão para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha. Estenda a massa de maneira a obter um rectângulo comprido. Polvilhe uniformemente com a pasta de chocolate. Enrole a parte mais comprida de maneira a obter um tronco/cilindro. Belisque as dobras da massa.
Com uma faca afiada corte ao meio em comprimento. Faça uma trança desses dois pedaços. Volte a beliscar as pontas da massa para as “colar”. Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal untado com manteiga e polvilhado com farinha. Pincele o pão com um ovo batido com 2 colheres de sopa de natas. Leve ao forno por 45 minutos ou ate estar dourado e cozinhado no interior.

Receita publicada por Dias com Mafalda

Sem comentários:

Obrigada pela sua visita e pelo comentário.

Com tecnologia do Blogger.